Destaques

CCJ é favorável à criação do sistema de arquivos em João Pessoa

A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) se reuniu e apreciou 20 matérias legislativas. Dentre as análises, o colegiado foi favorável à institucionalização do arquivo público municipal, definição de diretrizes da política municipal de arquivos e à criação do arquivo público municipal.

“É uma luta antiga dos arquivistas, mais especificamente de Aurora Maia, coordenadora do arquivo municipal. Temos um dos melhores arquivos pela quantidade de documentos históricos, muitos em perfeito estado”, enfatizou o vereador Thiago Lucena (PRTB), salientando que o Projeto de Lei (PL) 935/2022, de autoria do Executivo Municipal, reforça ainda a valorização do trabalho dos arquivistas.

O presidente da CCJ, vereador Odon Bezerra (Cidadania), destacou a importância da preservação da história da cidade por meio dos arquivos. “Até para futuros trabalhos científicos, essa institucionalização vai ter serventia muito grande. Vai facilitar a vida principalmente do cidadão que queira requerer algum documento perante a prefeitura”, destacou Odon, parabenizando a iniciativa. “Um país que não preserva seu passado, não tem futuro. É uma matéria de extrema importância”, concordou também o vereador Bispo José Luiz (Republicanos).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo