Saúde

Agentes vão rastrear pacientes para tratamento odontológico

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, está capacitando os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para rastrear pacientes, em todo o Município, que precisam realizar o atendimento odontológico. A ação faz parte do projeto “A Ação Bucal e os Agentes Comunitários de Saúde: Caminhos possíveis do Brasil Sorridente”.

Mais de 90 ACS já participaram da capacitação, que é realizada por Distritos Sanitários. Ao final, os mais de 400 agentes da cidade terão passado pelo treinamento. O objetivo é identificar os cidadãos que precisam de atendimento e encaminhá-los para a rede de Saúde Bucal do Município.

“Os agentes nunca trabalharam juntos ao serviço odontológico. Agora estamos de mãos dadas, não só para facilitar o acesso das pessoas que mais precisam, mas também contribuindo para a detecção de doenças bucais, das mais comuns até os cânceres que acometem a boca”, disse o coordenador do Sorri Campina, o bucomaxilofacial Tony Peixoto.

Um dos resultados pretendidos é também ajudar a atingir os índices de saúde do Previne Brasil, que é uma das fontes de recursos do SUS para os Municípios, já que o atendimento odontológico é um dos indicadores.

Em Campina Grande, desde 2021, a gestão do prefeito Bruno Cunha Lima tem investido na ampliação da Rede Municipal de Saúde Bucal, programa intitulado como Sorri Campina, numa versão local do programa Brasil Sorridente.

Nestes quase 30 meses de gestão foram convocados 28 profissionais concursados, entre cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal. Além disso, foram reabertos consultórios odontológicos da Atenção Primária à Saúde, que estavam desativados em função da pandemia da covid-19 e do desgaste dos equipamentos.

Paralelamente, outras unidades de Saúde Bucal foram implantadas, como nas UBS’s Adalberto César (Pedregal), Crisóstomo Lucena e Antônio Virgílio Brasileiro (Aluízio Campos) e Raiff Ramalho (Santa Cruz).

A gestão também construiu uma Central de Dispensação de Insumos Odontológicos e investiu mais de R$ 1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil reais) em equipamentos e materiais de trabalho. Outro avanço foi a estruturação e efetiva implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Policlínica do Catolé. Já no bairro da Catingueira também está sendo estruturado o CEO da Zona Sul, que será inaugurado ainda neste ano.

Na rede hospitalar, a Prefeitura de Campina Grande criou o Plantão Odontológico da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Raimundo Maia (UPA Alto Branco), que funciona todos os dias, das 7h às 23h, para casos de urgência, cobrindo um vazio assistencial da cidade.

No Hospital Municipal Dr. Edgley, após a reforma do centro cirúrgico, a gestão implementou a Assistência Odontológica sob anestesia geral, incluindo procedimentos clínicos e cirúrgicos em pessoas com Necessidades Especiais, serviço essencial para o cuidado com a saúde oral e geral deste público, uma vez que esse tipo de tratamento depende exclusivamente dessas condições para resolutividades de seus problem

As mudanças e evoluções do atendimento odontológico estão pautadas no Plano Municipal de Saúde Bucal, que será lançado em breve. O plano vai nortear todas as políticas públicas para a saúde bucal no município e o objetivo é implantar uma equipe de odontologia em cada Unidade Básica de Saúde da cidade, a longo prazo.

Codecom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo