Policial

Polícia Federal deflagra operação para apurar crimes contra o Auxílio Emergencial

Campinas/SP – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 13/9, a Operação Money Leak, visando aprofundar as investigações acerca de organização criminosa especializada no desvio de recursos do auxílio emergencial.

Na manhã de hoje, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, sendo um em Ribeirão Pires/SP e outro em Florianópolis/SC.

Segundo restou apurado, a organização criminosa teria invadido, no período investigado (entre 23/maio e 16/junho de 2020), pelo menos 465 contas da Caixa Econômica Federal, ocasião em que subtraiu valores do auxílio emergencial por meio de 519 transações fraudulentas, distribuídas em 508 saques, sendo a maioria na região metropolitana de Campinas/SP.

Além dos saques, também foram detectadas outras operações tais como: 1 (um) pagamento de boleto bancário, 8 (oito) transações por comércio eletrônico e 2 (duas) transferências para contas da Caixa Econômica Federal, causando um prejuízo próximo a meio milhão de reais.

Os envolvidos poderão responder, na medida de suas condutas, pelos crimes de furto mediante fraude e formação de organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 16 anos de prisão.

Os materiais apreendidos serão encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Campinas, com o objetivo de serem examinados e identificar todas as demais fraudes praticadas bem como outros possíveis envolvidos nos crimes.

O nome da operação significa vazamento de dinheiro, em inglês, e é uma referência às saídas ilícitas de recursos do Auxílio Emergencial por meio de crimes cibernéticos.

Comunicação Social

Delegacia de Polícia Federal em Campinas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo