Educação

4º Fórum Nacional de Controle discutiu o papel da inovação na educação

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou nos dias 3 e 4 de dezembro, o 4º Fórum Nacional de Controle, cujo tema será o papel da inovação na transformação da educação no Brasil. O anúncio foi feito pelo ministro Augusto Nardes, relator da área de Educação, durante a sessão plenária do dia 7/10/2020.

Em comunicado durante a sessão, o ministro ressaltou a dificuldade de acesso ao ensino remoto por parte dos alunos da rede pública e a precariedade tecnológica das instituições públicas de ensino, agravada pela situação de isolamento causada pandemia.

De acordo com Nardes, o País tem hoje aproximadamente 150 mil escolas públicas de ensino básico, sendo 38% pequenas escolas rurais (8% de alunos). Em relação à conectividade, 59% têm acesso à internet (85% nas escolas urbanas e 24% nas rurais). “Isso reflete o modelo de negócios em telecomunicações no Brasil, em que a infraestrutura está concentrada em áreas densamente povoadas e com maior perfil de renda. É importante, portanto, que se coloque uma equidade nesse debate”, ponderou o ministro. “A conectividade, além de ampliar o acesso à informação, possibilita a melhoria da gestão, pois permite o maior fluxo de informação entre gestores, diretores e professores; agrega novas formas de formação continuada de professores; e permite o melhor acompanhamento dos alunos pelos pais e responsáveis, facilitando e fortalecendo a participação dos pais na educação dos seus filhos”, observou Nardes.

Em face ao “déficit histórico” do ensino público no que concerne ao uso de ferramentas tecnológicas, o ministro defendeu ser preciso que o Estado atue “de maneira ágil e eficaz” para implementar uma estratégia digital.

Veja, abaixo, a íntegra do pronunciamento do ministro Augusto Nardes:

https://www.youtube.com/embed/ehzp2Q1Tomg

As inscrições para o 4º Fórum Nacional de Controle serão abertas em breve.

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