Nordeste

Chuvas com volumes acima dos 100 mm no Nordeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira (26), a previsão do tempo para as próximas duas semanas.

Na primeira, entre os dias 26 de fevereiro e 4 de março, grandes acumulados de chuva (possivelmente maiores que 80 milímetros) devem afetar áreas das regiões Norte e Nordeste e, também, o estado de Minas Gerais devido à combinação do calor com a alta umidade.

Na faixa norte do País, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá fortalecer as instabilidades, provocando chuva intensa, principalmente, nos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

No centro-norte da Região Nordeste, são previstas pancadas de chuva localmente fortes, com maior intensidade em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, onde não se descartam volumes superiores a 100,0 mm. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva isoladas com menores acumulados.

Na segunda semana, entre os dias 5 e 13 de março de 2024, a previsão indica volumes de chuva maiores que 60 mm em grande parte do País.

Na Região Nordeste, a previsão é de chuva em forma de pancadas, podendo superar 50,0 mm em praticamente toda a região.

A chuva pode ser localmente forte em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará e na costa leste e sertão da Paraíba e de Pernambuco. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuva.
blogdomaxsilva

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo