quarta-feira, novembro 25, 2020
Início Cidades Saúde realiza testes de pessoas em situação de rua

Saúde realiza testes de pessoas em situação de rua

A Secretaria de Saúde de Campina Grande realizou ação de testagem rápida com pessoas em situação de rua no Centro da cidade. Foram aplicados 30 testes e duas pessoas apresentaram resultado positivo para a Covid-19, mas já estão fora do período de transmissão. 

“As pessoas que positivaram não vão precisar ser internadas porque já estão fora do período de transmissão, mas vamos intensificar esse acompanhamento semanalmente a fim de proteger esse grupo de pessoas em vulnerabilidade”, disse o Secretário de Saúde, Filipe Reul. 

A Secretaria de Saúde, através do Consultório na Rua, vai continuar aplicando os exames nas pessoas em vulnerabilidade nas outras localidades onde esse público costuma se abrigar. O Consultório na Rua também já distribuiu máscaras, álcool em gel, preservativos, realizou vacinação e aferição de pressão arterial, temperatura corporal e análise clínica dessas pessoas. 

Além dessa ação, a Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas) também vem executando um plano de ação para esse público, levando o projeto Banho de Cuidados aos pontos com mais pessoas em situação de rua e distribuindo refeições. Já foram entregues 3,5 mil refeições. 

A Semas também está acolhendo essas pessoas com todo um protocolo de prevenção na Unidade Irmã Zuleide Porto. A equipe distribui kits de higiene para aquelas pessoas que não querem deixar as ruas. O Centro POP realiza ainda a chamada busca ativa, em locais descentralizados, à procura de pessoas que necessitam do amparo social do Poder Público. 

Campina Grande tem cerca de 100 pessoas, em situação de vulnerabilidade, vivendo nas ruas. Outro trabalho realizado foi com os venezuelanos que chegaram à cidade. Mais de 50 venezuelanos foram abrigados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Todos foram vacinados, fizeram testes rápidos e nenhum apresentou infecção pelo novo coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Saúde incorpora remédio para o tratamento da esclerose ao SUS

Os pacientes que sofrem de esclerose múltipla ganham mais um aliado no combate à doença. O Ministério da Saúde ampliou o uso...

Papai Noel dos Correios será digital este ano

ONatal se aproxima e, com a chegada dele, também tem início uma das campanhas de solidariedade mais queridas do Brasil: o Papai...

Aplicativo facilitará a declaração da água utilizada

Para simplificar a vida dos usuários de recursos hídricos na hora de declarar o volume de água que utilizam, a Agência Nacional...

Expansão do Bolsa Família beneficiará cerca de 3 milhões de pessoas

O Banco Mundial aprovou empréstimo de R$ 5,73 bilhões para ajudar a garantir a expansão do Programa Bolsa Família. A medida integra...

Recent Comments

John Doe on TieLabs White T-shirt