sábado, novembro 28, 2020
Home Política CPP da Câmara aprova fornecimento de materiais de higiene a instituições

CPP da Câmara aprova fornecimento de materiais de higiene a instituições

A Comissão de Políticas Públicas (CPP) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) se reuniu remotamente na manhã desta terça-feira (11) e foi favorável a 14 Projetos de Lei (PLs). Dentre eles o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e material de higiene às instituições de longa permanência para idosos, enquanto durar a pandemia.

O PL 1914/2020 é de autoria do presidente da CMJP, vereador João Corujinha (PL), e também prevê que os materiais fornecidos não podem, em nenhuma hipótese, ser comercializados pelas instituições beneficiadas.

De autoria do vereador Marcos Vinícius (PV), o PL 1896/2020 prevê o atendimento, por meio de videoconferência online em aplicativos de fácil execução, a profissionais de saúde, de assistência social, da guarda municipal e de limpeza urbana com o objetivo de combater a carga de estresse maior ocasionada pela pandemia de Covid-19.

“Essa pandemia deixou todo mundo em um estresse altíssimo, imagine para os profissionais que atuam na linha de frente de combate à doença. Parabéns ao autor pela iniciativa”, enfatizou o vereador Humberto Pontes (Avante).

Bancos populares comunitários

A Comissão foi favorável à política de apoio e fomento aos bancos populares comunitários e à circulação de moedas sociais solidárias na Capital, com o objetivo de promover o desenvolvimento local e a economia local solidária.

O PL1909/2020, de autoria do vereador Marcos Henriques (PT), também prevê que o poder público municipal forneça serviços de assessoria e consultoria nas áreas de finanças, formação/educação, legislação e comércio para que as comunidades possam fortalecer seus bancos comunitários e moedas sociais.

“É uma forma de valorizar a comunidade através de uma moeda local. Essa iniciativa já existe na São Rafael, na qual a moeda local é aceita em toda a comunidade e esse exemplo tem sido extremamente positivo”, afirmou o autor do projeto, destacando que a iniciativa vai ser de extrema importância para a economia local no período pós-pandemia.

Proteção animal

A CPP foi favorável a PLs do vereador Renato Martins (Avante) que tratam da proteção e bem-estar animal. O PL 1934/2020 dispõe sobre o embarque e transporte de carga viva na cidade; o PL 1938/2020 dispõe sobre o Pet Comunitário; o PL 1940/2020 reconhece João Pessoa como município turístico Pet Friendly ou amigo dos animais; e o PL 1942/2020 estabelece a proibição da venda de animais em áreas abertas, públicas ou privadas, sem os devidos cuidados com a saúde animal.

Guarda Civil Municipal

Sobre a categoria, a comissão foi favorável ao PL 1885/2020, que versa sobre sistema de bônus aos guardas municipais pela apreensão de armas de fogo; e ao PL 1916/2020, que dispõe sobre indenização para aquisição de uniforme e acessórios no âmbito da Guarda Civil Municipal, ambos de autoria do vereador Renato Martins.

Também tiveram parecer favorável aprovados os projetos: 1494/2019, que propõe o ensino de noções básicas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nas escolas municipais, de autoria da vereadora Helena Holanda (Progressistas); 1866/2020, que dispõe sobre medidas de transparência adotadas pelo poder público no combate à pandemia, de autoria de Lucas de Brito (PV); o 1890/2020, que institui os jogos integrados de João Pessoa, de autoria de Humberto Pontes; e o 2020/2020, que reconhece a prática da atividade física orientada por profissional habilitado como essencial para a população, de autoria de Bruno Farias (Cidadania).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Coronavírus: Eventos estão liberados

O secretário municipal de  saúde de Campina Grande, Filipe Reul, garantiu que a realização de eventos continua liberada na cidade, desde que...

Bruno revela o dia do anúncio da equipe de transição

O prefeito eleito Bruno Cunha Lima (PSD),  de Campina Grande, concedeu entrevista ao Programa Ideia Livre, da TV Itararé. Na sabatina feita...

ALPB suspende atividades presenciais após aumento de casos de Covid-19

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) suspendeu temporariamente as atividades administrativas presenciais após o registro de aumento do número de casos de...

Alerta para a ação de falsos fiscais agindo contra comerciantes

O Procon Campina Grande recebeu uma grave denúncia sobre a existência de pessoas que estão se passando por fiscais do órgão municipal....

Recent Comments

John Doe on TieLabs White T-shirt