Cultura

Seduc inicia III Semana do Patrimônio Histórico

A Secretaria de Educação de Campina Grande (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Patrimonial (Coep), realizará entre os dias 17 e 19 de agosto a III Semana do Patrimônio Histórico de Campina Grande. Nesta edição, o evento contará com participação de 13 palestrantes e será realizado de forma virtual, com o tema “Dialogando experiências em Educação Patrimonial”.

A solenidade de abertura será realizada na próxima segunda-feira, 17, pelo secretário de Educação, Rodolfo Gaudêncio. “Serão três dias de palestras, além do lançamento de um audiobook. É muito importante contar com a participação dos nossos professores, alunos e todos os que desejarem conhecer um pouco mais sobre a história de Campina Grande”, ressaltou.

Conforme a coordenadora de Patrimônio Histórico, Giovanna Aquino, mesmo em situação de pandemia, o evento realizado de forma virtual faz uma salvaguarda da Feira Central de Campina Grande, que é considerada patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Esse ano, devido à pandemia, realizamos o evento de forma virtual, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. No entanto, pensamos que nesta modalidade as discussões, que foram planejadas pelos palestrantes, podem ter uma difusão muito maior do que em um evento presencial”, disse.

Segundo Giovanna Aquino, o evento é uma oportunidade de trazer ao público todos os projetos que prestigiam a Feira Central. “É um evento realizado com parceria entre Prefeitura de Campina Grande e Iphan, sobretudo a superintendência do Estado da Paraíba. E sempre que apresentamos os projetos, sobretudo aqueles vinculados à nossa Feira Central, nosso maior patrimônio, um patrimônio cultural do Brasil e reconhecido pelo Instituto, temos sucesso e aprovação. Todos os anos apresentamos algo relacionado à feira central, como uma salvaguarda do nosso bem maior e centenário. E foi com muita alegria que organizei esse trabalho”, avaliou.

A realização da Prefeitura Municipal recebe apoio do Iphan, Iphaep, Sociedade Paraibana de Arquitetura (SPA), Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG), UFCG, Escola Sesi Paraíba, Colégio Djanira Tavares, Fundação Artístico-Cultural Manoel Bandeira (Facma) e W Vídeos (Wesley Farias).Todos os conteúdos do evento estarão disponíveis no canal oficial do Youtube Seduc Campina, a partir das 8h, em todos os dias do evento.

PROGRAMAÇÃO 17/08

Abertura (Rodolfo Gaudêncio – Secretário De Educação)

Dialogando Experiências em Educação Patrimonial (Profa. Doutora Giovanna de Aquino Fonseca Araújo)

Lançamento do Livro e Cordel Para Ilustrar (Disponível em E-book)

Cordel “Na Feira de Campina de Tudo Tem” (Irene Ponciano)

Feira de Campina Grande em Cordel (Maximiniano F. de Lima)

Música “Feira de Campina” (Composição: Manoel Cabral da Silva “Palhaço Major Palito” (In Memorian); Mixagem e Gravação: André Montenegro; Sincronização: Pedro Canuto; Instrumental e Voz: André Canuto; Vocal: Vivianne Montenegro

Feira de Campina Lugar de Ofício, Trabalho, Saberes e Afazeres (Mestra Juliana  Doronin)

Revista do Patrimônio de Campina Grande, Identificar, Reconhecer e Preservar.

PROGRAMAÇÃO 18/08

Dialogando com as Instituições de Preservação do Patrimônio sobre suas experiências em Educação Patrimonial

Ações Desenvolvidas Pelo Iphaep (Profa. Mestra Márcia Albuquerque Alves)

Ações Do Iphan Na Feira Central De Campina Grande  (Profa. Doutora Carla Gisele Moraes – arquiteta e Prof. Doutor Emanuel Oliveira Braga – antropólogo)

Exibição do documentário intitulado: Feira de Campina Patrimônio Cultural Do Brasil (Iphan 2017)

Dialogando com o Instituto Histórico de Campina Grande (Prof. Vanderley De Brito)

Dialogando com a Sociedade Paraibana de Arqueologia (SPA)  (Prof. Erik Manoel Farias De Brito)

PROGRAMAÇÃO 19/08

Dialogando com os professores universitários sobre suas experiências em Educação Patrimonial nos variados campos do saber

Educação Patrimonial no Diálogo com a História (Profa. Doutora. Juciene Ricarte Apolinário)

Educação Patrimonial no Diálogo com a Antropologia (Prof. Doutor Vanderlan Silva)

Diálogo entre Educação Patrimonial e Arquitetura Campinense (Profa. Doutora Alcília Afonso de Albuquerque e Melo “Kaki”)

Educação Patrimonial e Educação Geográfica (Prof. Doutor Lincoln Diniz e Prof. Ms. Helder Alves)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo