Cidades

Defesa Civil em estado de atenção

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Ruiter Sansão, informa que de acordo com a determinação do prefeito Romero Rodrigues e de acordo com as previsões vindas da Meteorologia, a equipe da Defesa Civil Municipal está de prontidão, em estado de atenção durante todo o período de Carnaval.

Ele acrescenta que, as previsões de acordo com AESA sugerem a possibilidade de chuvas na região que podem causar possivelmente pontos de alagamento. O Sistema de Defesa Urbanos, Secretaria de Obras, Secretaria de Assistência Social, além da Coordenação da Defesa Civil tem que está com equipes preparadas para atender as solicitações de ocorrências e de vistorias, análise de risco ou de resposta a um possível alagamento e inundação.

No que diz respeito a áreas de risco da cidade, Ruiter destaca que, “o risco a gente leva em consideração qual o tipo, o hidrológico, o tecnológico, risco com ação humana, principalmente aqui no período chuvoso diz respeito ao risco hidrológico, com chuvas intensas que vem impactar em algumas áreas mais vulneráveis”.

De acordo com Ruiter, o risco hidrológico é o mais marcante. A Defesa Civil trabalha com situações de alagamento e inundações em 18 áreas, localizadas nos pontos mais diversos de Campina Grande. Desde o centro da cidade até a periferia e também em parte da Zona Rural.

O trabalho da Defesa Civil se pautado na informação que vem da Meteorologia e junto com a Secretaria de Serviços Urbanos procura fazer o trabalho preventivo de manutenção, de desobstrução de sistemas de galerias, bocas de lobo, canais, riachos e sistemas de micro e macro drenagem.

Ruiter esclarece ainda que, o Sistema de Defesa Civil em decorrência da realização dos eventos realizados durante o Carnaval da Paz, também tem a obrigação de acompanhar todo o plano de combate a incêndio e pânico desses locais que vão abrigar um grande número de pessoas. “Uma vez aprovado pelo Corpo de Bombeiros e atestado pela Defesa Civil, nós possamos garantir a segurança dos participantes dos encontros religiosos e filosóficos”, destacou.

O plantão da Defesa Civil que atende pelo telefone 199, vais ter a coordenação de Edrigo Dantas. Diariamente duas pessoas estarão no plantão até o término do Carnaval.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo