Cidades

Segurança viária: Prefeitura realiza ação integrada entre órgãos

A STTP firmou parceria com a Secretaria de Saúde (Centro de Zoonoses) e a Sesuma para realizar serviço de resgate de animais abandonados nas vias e acolhimento dos mesmos. Pelo acordo, os Agentes da STTP vão informar à Sesuma para que esta recolha animais de grande porte (bois, cavalos e porcos) nas ruas e leve para o Centro de Zoonoses.

Tendo em vista o alto número de acidentes de trânsito envolvendo animais abandonados e soltos nas vias, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) firmou parceria com a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Zoonoses, e com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) para realizar o resgate e o acolhimento de animais de grande porte e assim diminuir o número de sinistros do tipo.

Segundo o Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), coordenado pela STTP, de janeiro de 2022 a 15 de março de 2023 foram contabilizados 32 acidentes envolvendo animais em Campina Grande.  Destes, 19% envolveram animais de grande porte.

Pelos termos da parceria fechada, quando os Agentes de Trânsito da STTP encontrarem, no curso de suas rondas ordinárias, animais de grande porte abandonados nas vias em iminência de causar um acidente, comunicarão imediatamente à Central de Monitoramento Viário. Esta, por sua vez, entrará em contato com a Sesuma, órgão que fará o resgate do animal e o encaminhará para o Centro de Zoonoses. Enquanto a equipe da Sesuma não chega, os Agentes farão a segurança viária do local para diminuir os riscos de acidentes.

Segundo identificou a STTP, a prática de abandono de animais e de colocar os bichos para pastar nas vias é corriqueira em Campina Grande, o que faz aumentar, entre outros fatores, a problemática. Esta situação é flagrada constantemente pelos agentes nas ruas, pelo monitoramento viário e pelas lentes do drone Carcará.

“É a Prefeitura de Campina Grande fazendo um trabalho integrado para poder aumentar a segurança viária na cidade. Sabemos que, principalmente nas periferias, é comum as pessoas abandonarem animais ou deixá-los soltos para pastar, no caso de cavalos, vacas e porcos. Solicitamos à população que contribua, entenda a problemática e não solte os animais nas ruas”, conclamou o superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo