quinta-feira, novembro 26, 2020

Home Cidades FUNETEC discute criação de fundo patrimonial

FUNETEC discute criação de fundo patrimonial

O corpo diretivo da FUNETEC-PB esteve reunido para tratar da implementação do fundo patrimonial da instituição, que segue as diretrizes da Lei Federal 13.800, de 2019, que autoriza as fundações de apoio às instituições de ensino público superior a atuarem como organizações gestoras de tais fundos.

Os fundos patrimoniais, também conhecidos como endowments, são uma ferramenta importante para ajudar na captação de recursos privados a serem revertidos em favor da pesquisa científica no Brasil.

Com a iniciativa, a FUNETEC-PB visa garantir maior capacidade de investimentos na execução de projetos de extensão e pesquisa nas áreas da cultura, educação, tecnologia e meio ambiente.

Segundo o Superintendente da FUNETEC-PB, Anselmo Castilho, os fundos patrimoniais vão significar um importante caminho para o financiamento da pesquisa no país. “O Fundo Patrimonial e outras formas de captação de recursos compõem um movimento consistente da FUNETEC-PB com o propósito de diversificar receita e ampliar nossa capacidade de oferecer soluções e alternativas em favor do desenvolvimento social, econômico e tecnológico”.

A experiência internacional tem mostrado que os fundos patrimoniais têm representado importante fonte de receita para instituições públicas, em especial doações direcionadas para universidades e entidades de conservação do patrimônio histórico. Destacam-se, nesse quesito, os Estados Unidos, onde as suas mais importantes universidades possuem fundos bilionários. A Universidade de Harvard, por exemplo, possui um fundo cujo patrimônio é estimado em US$ 37,6 bilhões. Outras universidades de primeira linha, como Stanford, Princeton e Yale, administram fundos com patrimônios estimados entre US$ 20 e 25 bilhões.

Sobre a FUNETEC-PB – A FUNETEC-PB – Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba – é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, com Certificado de credenciamento no Ministério da Educação e no Ministério da Ciência e Tecnologia, que tem como finalidade a promoção e prestação de serviços de extensão, pesquisa e consultoria, nas áreas técnicas, culturais, científicas e administrativas, junto às instituições e órgãos públicos ou privados, nacionais e internacionais. Atua como parceira do IFPB a mais de 20 anos, construindo importantes capítulos na história da extensão, ao facilitar o desenvolvimento de novos projetos e fomentando as diversas áreas do conhecimento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Agricultura bate recorde em benefício de grãos e na produção de silagem

As ações de aração de terras executadas pela Prefeitura em todas as áreas rurais do município, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), ajudadas...

Guarda Civil Municipal intensifica atividades no final de ano

As atividades da Guarda Civil Municipal estão sendo intensificadas, neste final de ano, com o objetivo de oferecer mais tranquilidade aos campinenses...

OAB debaterá legislação do setor elétrico

A OAB Nacional, por meio da Comissão Especial de Assuntos Regulatórios, promoverá o evento virtual “Agenda Legislativa do Setor Elétrico”. O debate com...

Carta aberta a (os) candidatas (os) aos governos dos municípios brasileiros

Com o pleito de que, uma vez eleitos (as), se comprometam com a promoção dos direitos das mulheres em...

Recent Comments

John Doe on TieLabs White T-shirt