Educação

Guarda Civil Municipal prepara material da ROPE nas escolas

O comandante da Guarda Civil Municipal, Rodolfo Emanuel informa que a equipe de instrutores da ROPE – Rondas Preventivas Escolares – por uma cultura de Paz nas Escolas já está preparando o material a ser usado nas escolas do Sistema Municipal de Ensino em 2020.

Além da preparação de todo o material, a Guarda Civil Municipal está mantendo contatos com as gestoras escolares, com o objetivo de definir o número de escolas que vão participar do primeiro ciclo de palestras.

O coordenador da Guarda Civil Municipal, Rodolfo Emanuel, destaca que “segurança pública também se faz na conscientização, por isso é importante irmos até as escolas e trabalharmos essa temática com os estudantes. Nesse sentido, a gente estará proporcionando uma contribuição gigante na segurança pública e na formação cidadã de crianças e adolescentes”.

Cada ciclo conta com 10 palestras abordando os seguintes temas: ROPE: por uma cultura de paz nas escolas; Apresentação da instituição Guarda Municipal; Violência Física, Verbal e Psicológica;

Criminalidade; Vandalismo; Desacato; Furto e outros; Drogas lícitas e ilícitas; Ética e Cidadania; Direitos e deveres da criança e do adolescente; MOTIVAÇÃO: A sociedade do futuro. Além de uma gincana abordando o tema “Aprender a conviver em grupo”.

Ao final do ciclo de palestra é realizada uma confraternização entre as escolas participantes e alunos para a entrega dos Certificados de participação.

Após o encerramento do ciclo de palestras, o projeto continua com a Guarda Municipal fazendo o acompanhamento nas escolas, na entrada e saída dos estudantes, propiciando um ambiente seguro e uma sensação de segurança.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo