Cotidiano

Projeto obriga uso de focinheira nos cães em locais de aglomerado de pessoas

Um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Campina Grande, de autoria do vereador João Dantas, prevê o uso de focinheiras para animais que estejam caminhando com seus donos em locais de grande aglomerado de pessoas como parques, pistas para atividade física, entre outros.

O parlamentar ressaltou o risco dos animais de raça, como pitbul, pastor alemão, fila brasileiro, rottweiler, e outros, em atacar pessoas idosas ou crianças, por exemplo, em locais como estes e disse que prima pela segurança dos envolvidos.
– Sou defensor dos animais, mas aqui há um fator de segurança principalmente em locais com muita gente, como parques ou o Açude Velho. Uma mordaça de tecido não faz mal – defendeu.

Dantas disse que é preciso que a lei seja regulamentada o mais rápido possível e acredita que não terá contestação dos pares.
– Não há como esse projeto ser desaprovado na Câmara, porque é uma questão de saúde pública e segurança. Esperamos que seja aprovado já na próxima semana. A fiscalização poderá ficar por conta da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Vigilância Sanitária, que poderão atuar fiscalizando além de outras correntes da segurança pública – disse.

A lei isentaria cães guias e das polícias Militar e Federal, além do Corpo de Bombeiros, devido ao alto grau de adestramento dado a estes.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo