Secretaria conclui a campanha de vacinação

Técnicos da Secretaria da Agricultura (Seagri) de Campina Grande concluíram o relatório indicando os números alcançados ao final da segunda etapa da campanha de 2019 contra a febre Aftosa e da vacinação Antirrábica (raiva) realizadas em longo do mês de novembro nas regiões dos Distritos de Catolé de Boa Vista, Galante e São José da Mata.

De acordo com o documento, a ser repassado nesta quarta-feira, 18, ao secretário municipal da Agricultura, Renato Benevides Gadelha, a cobertura da vacinação contra a febre Aftosa alcançou 158 bovinos em Galante; 140 em Catolé de Boa Vista e 61 em São José da Mata, perfazendo um total de 359 animais, entre machos e fêmeas.

A febre Aftosa é uma doença infecciosa altamente contagiosa que atinge animais de cascos bipartidos de todas as idades. A sua transmissão se dá pelo ar, água e alimentos contaminados. Os primeiros sintomas são febre alta, falta de apetite e feridas ao redor dos cascos e das tetas. Essas males também afetam o leite e a carne dos animais.

Já a campanha de vacinação Antirrábica de prevenção contra a raiva atingiu números mais expressivos, tendo em vista que, além dos bovinos, a medicação fora destinada aos animais das espécies de equinos, muares e asininos, em abundância nas zonas rurais da própria Campina Grande e dos três Distritos deste município.

Pelos dados fornecidos pelo setor competente da Seagri, 80 animais foram vacinados na área de Campina Grande; 433 em Catolé de Boa Vista; 416 em Galante e 68 em São José da Mata, totalizando entre machos e fêmeas, 997 cabeças.

Segundo os técnicos que participaram do trabalho de vacinação, a raiva animal é uma doença infecciosa, contagiosa e, em algumas situações, fatal, com efeitos danosos à economia, devido às eventuais perdas.

A campanha contra a febre Aftosa e a vacinação contra a raiva animal, segundo o secretário Renato Gadelha, são bancadas em sua totalidade pela Prefeitura municipal de Campina Grande, desde a aquisição dos medicamentos até à sua respectiva aplicação, por intermédio dos profissionais da Seagri.

Os animais vacinados contra a febre Aftosa e contra a raiva pertencem a 142 pequenos produtores rurais que desenvolvem suas atividades pecuária e agrícola, em nível de Agricultura Familiar, nos Distritos de Catolé de Boa Vista, Galante e São José da Mata. Segundo eles, a administração do prefeito Romero Rodrigues está sempre voltada aos interesses do homem do campo de Campina Grande.

A equipe de vacinação é composta por João Paulo da Silva (técnico em Agropecuária), Pedro Vinícius Vitorino (médico veterinário), Josenilson Belmont de Brito (zootecnista), Jonas Avelino (técnico agrícola) e os acadêmicos em Medina Veterinária Alan Carvalho e Eduarda Almeida.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *