Prefeitura disponibiliza local para descarte de pneus inservíveis elixo eletrônico

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente-SESUMA, de Campina Grande, informa que a Prefeitura Municipal dispõe de um local adequado para o descarte adequado de materiais eletro-eletrônicos e pneus inservíveis, orientando que o cidadão pode ir deixar diretamente nos dois galpões, e as empresas devem fazer um termo de adesão para a partir daí fazerem a destinação ambientalmente adequada desses resíduos.

A coordenadora do Recicla Campina, engenheira Rafaela Oliveira, explicou que com relação ao recolhimento de pneus inservíveis, essa iniciativa por parte da Sesuma, começou em 2015, após parceria com a empresa paulista, Reciclanip, objetivando tanto a logística reversa dos mesmos, que são transformados em bens úteis pra sociedade, como também para evitar a proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zica e chicungunha. “ deixado em local inadequado se transforma num foco com acúmulo de água para proliferação do inseto e disseminação de doenças”, explicou.

As empresas que geram esses descartes de pneus, foram cadastradas e devem encaminhar o produto para o ponto de coleta fixa, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8:00hs até o meio-dia e das 14:00 às 17:00hs, e sábado, só pela manhã, no bairro da Catingueira, na rua cantor Evaldo Braga, número 134, em frente ao mercadinho do Naldinho.

O secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Geraldo Nobre, disse que a parceria com uma empresa de coleta e descarte adequado de pneus inservíveis, como também a instalação de um ponto de coleta desse material na cidade, fazem parte das normas previstas no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, aprovado em parceria com a comunidade em 2014, por determinação do prefeito Romero Rodrigues. O recolhimento desses pneus é realizado em toda a cidade por profissionais da Sesuma. A origem dos pneus é diversa: borracharias, revendedoras e dos próprios cidadãos.

Depois de coletados, os pneus são encaminhados para o galpão e, uma vez por mês, a Reciclanip vem fazer o recolhimento em Campina Grande. Após coletados pela Reciclanip, os pneus são triturados e podem ser reaproveitados como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou de caldeiras, na fabricação de asfalto ecológico, solados de sapato, em borrachas de vedação, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.

Criada em 2007 por fabricantes de pneus novos, a Reciclanip promove a coleta e o destino ambientalmente adequado de pneus usados e não mais utilizados para a rodagem, contribuindo para a preservação da natureza e melhoria da qualidade de vida da população.

Lixos eletrônicos

Além dos pneus inservíveis, a prefeitura recebe nestes dois depósitos, equipamentos eletrônicos, peças de informática, (placas de circuito, estabilizadores, teclado, mouse), impressoras, copiadoras, celulares, tablets, smartphones, no-break, monitores, fontes (CPU), computadores, notebooks, cabos, fios, televisores, roteadores, bateria de chumbo, pequenos eletrodomésticos (liquidificador, batedeira, chuveiro elétrico, fogão, máquinas de lavar), ar condicionado e Equipamentos de Som/Rádio.

“ Esses produtos descartados de forma inadequada geram inúmeros problemas, como poluição do solo, do ar, das águas, sem falar na poluição visual, desvaloriza o meio ambiente, e também é um atrativo para atrair vetores de doenças como ratos, mosquito da dengue, baratas, entre outros.

A Prefeitura informa que o Recicla Campina continua nos bairros, com o serviço de porta a porta, principalmente no bairro do Catolé e agora no Aluísio Campos, mas dispõe de três pontos fixos no Parque da Criança, Praça da Bandeira e Parque da Liberdade.

Dúvidas: 3310-6377/ 3310-6125 (Departamento de Limpeza Urbana – DELUR/SESUMA)

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *