sábado, novembro 28, 2020
Home Política CMCG realiza audiência pública em defesa dos portadores de doenças raras

CMCG realiza audiência pública em defesa dos portadores de doenças raras

A Câmara Municipal de Campina Grande, realizou a audiência pública com o objetivo de debater a instalação da Frente Parlamentar de Defesa de Políticas de Atenção às Pessoas com Doenças Raras. A audiência partiu de uma propositura do vereador Olimpo Oliveira (MDB).

“O objetivo dessa frente parlamentar é sair do discurso para prática”, comentou o vereador Olímpio Oliveira. Ele também falou da importância de chamar os colegas vereadores para o debate, para priorizar a população mais necessitada, para que pessoas com doenças raras tenham seus direitos preservados.

Além das lideranças políticas que encabeçam a luta pela causa, participaram do debate portadores e familiares que compõem a associação AME Paraíba (Atrofia Muscular Espinhal). Eles debateram assuntos relacionados com dificuldades e obstáculos enfrentados por pessoas com doenças raras, formas de tratamentos, medicamentos e terapias alternativas.

A vice-presidente da AME, Renaly Vidal, falou da importância do debate junto com a sociedade. “É preciso que todos possam entender que AME é uma doença que mata, e mata rápido”, explicou.

A atrofia muscular espinhal (AME) é uma doença neurodegenerativa com herança genética autossômica recessiva, ou mais raramente, dominante, que compromete o corpo do neurônio motor na ponta anterior da medula espinhal. A estimativa é de que o país tenha hoje 3.800 pessoas com a enfermidade.

Os ativistas Laissa Guerreira e Patrick Dorneles participaram da audiência e deram sua contribuição. Ambos vêm lutando pelos direitos de pessoas com doenças raras. Participaram também, autoridades como os deputados estaduais Tovar Correia Lima (PSDB) e Raniery Paulino (MDB), o chefe de gabinete da Prefeitura de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, vereadores e outros.
Dirp/CMCG

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Superada meta e vacina mais de 95% dos cães contra raiva

Acampanha de vacinação contra raiva animal atingiu 95,3% de cobertura canina na Paraíba, superando a meta recomendada pelo Ministério da Saúde, que...

Estado paga salários de novembro

Opagamento do funcionalismo público estadual referente ao mês de novembro será efetuado nos próximos dias 27 e 30, sexta-feira e segunda-feira, respectivamente....

Biblioteca Municipal retoma atividades

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tem estabelecido protocolos para a retomada dos equipamentos de cultura...

Pesquisa revela redução no preço do gás de cozinha

A pesquisa mensal realizada pelo Procon Campina Grande, no segmento de revenda do gás de cozinha e água mineral, revela que o...

Recent Comments

John Doe on TieLabs White T-shirt