segunda-feira, novembro 30, 2020
Home Saúde UPAs realizam mais de 76 mil atendimentos

UPAs realizam mais de 76 mil atendimentos

As Unidades de Pronto Atendimento de Campina Grande (UPAs) realizaram juntas 77.549 atendimentos de janeiro a junho deste ano. A UPA do Alto Branco atendeu 41.136 pessoas e a unidade do Dinamérica realizou 36.413 atendimentos nos seis primeiros meses do ano.

A maioria dos casos continua sendo de pacientes com problemas clínicos, seguidos dos pacientes com problemas ortopédicos e dos atendimentos pediátricos. As duas unidades contam com setor de classificação de risco e a maioria dos casos é classificada como “verde”, o que significa que são pacientes com pouca gravidade.

Apesar disso, as duas UPAs são equipadas com alas vermelhas para casos graves. A inauguração da UPA Dinamérica, em 2017, ajudou a desafogar a UPA do Alto Branco e aumentou a capacidade de atendimento na cidade. Antes, a unidade realizava quase 60 mil procedimentos por semestre e, agora, realiza pouco mais de 40 mil. Somando as duas unidades, o número passa de 76 mil.

“Isto significa dizer que nós melhoramos a qualidade do atendimento porque é atendimento um número menor em cada unidade com o mesmo número de equipes e profissionais, o que favorece o atendimento humanizado. E, ao mesmo tempo, também aumentamos o número de pessoas atendidas com a abertura da nova UPA”, explicou a secretária municipal de Saúde, Luzia Pinto.

A UPA 24h Dr. Maia, do Alto Branco, é de porte III, tem três médicos em cada turno do dia, totalizando nove profissionais diariamente, sendo clínicos gerais, ortopedista e pediatra. São mais de 50 funcionários, 19 leitos da ala amarela, 5 da ala vermelha e 2 de isolamento, sala de classificação de risco, farmácia, sala de raio-x, sala de imobilização e sutura, laboratório e o serviço de telemedicina, para consultas especializadas e exames de eletrocardiograma.

A UPA 24h Adhemar Dantas, do Dinamérica, é de porte II, tem onze leitos de observação, três leitos de ala vermelha, e mais dois leitos extras para casos de urgência, tem sala para inalação e consultórios, 16 poltronas de medicação, sala de raio-x e eletrocardiograma. A unidade funciona com 3 médicos clínicos em cada turno.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Novo serviço facilita a contestação do cancelamento do Auxílio Emergencial

Novo módulo tecnológico para contestação do cancelamento do Auxílio Emergencial e da extensão do benefício foi disponibilizado no portal de Consultas da...

R$ 5 milhões para apoiar a inserção de pesquisadores em empresas incubadas

OMinistério da Ciência, Tecnologia e Inovações lançou, nesta terça-feira (24), chamada pública de R$ 5 milhões para apoiar a inserção de pesquisadores...

Campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti

Um chamado para que a população participe do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, foi feito nesta terça-feira...

Classificação de risco de atividades sujeitas à vigilância sanitária é publicada

Simplificar as normas e o processo de registro e legalização de empresas no Brasil. Mais um passo foi dado nesse sentido, com...

Recent Comments

John Doe on TieLabs White T-shirt