XI Troféu Gonzagão, “O Oscar da música Nordestina”

O Instituto Intercultural Brasil (INBRA) e a Prefeitura Municipal de Campina Grande apresentam, no dia 21 de agosto de 2019, no Teatro Facisa, a XI Edição do TROFÉU GONZAGÃO – O Oscar da Música Nordestina.

Considerada como a noite de gala do forró, o evento reúne, anualmente, mais de 800 convidados e mais de 100 artistas nacionais, no mesmo ambiente.

Homenagens

Neste ano, o Troféu Gonzagão homenageará o centenário do paraibano Jackson Pandeiro (in memoriam), cantor, compositor, ator e instrumentista extraordinário considerado o maior ritmista da história da Música Popular Brasileira.

Também serão homenageados Raimundo Fagner, voz, poética e musicalidade magistral; Alcymar Monteiro, defensor dos valores da cultura popular, uma das mais belas vozes da música nordestina; Biliu de Campina, artista multitalentoso, instrumentista, compositor de escol; Silvério Pessoa, cantor, compositor, doutor e professor, emprestou a cátedra e o talento musical à cultura nordestina. Outros grandes expoentes que enaltecem a cultura brasileira mundialmente também serão homenageados.

Novidades

O Troféu Gonzagão 2019 nesta XI edição apresenta muitas novidades, como o lançamento de uma cartilha educativa na linguagem de CORDEL, em homenagem a Jackson do Pandeiro; oficinas de músicas nas escolas da rede pública da cidade; palestras “Aumente o Volume do Seu Sucesso – Gerenciamento de Carreiras com resultado”, com o produtor musical Márcio Brant – Music Coach e Janaína Pimenta – Vocal Coaching de cantores profissionais de alta performance, desempenhando o compromisso social do Instituto (INBRA) com a cultura popular e os artistas que dedicam sua vida enaltecendo a cultura nordestina.

Breve histórico

Há 10 anos, dentro de uma clínica de odontologia em Campina Grande, surgia aquele que seria o maior evento da música nordestina: o Troféu Gonzagão – o “Oscar do Forró”. Idealizado pelos dentistas Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso, a primeira edição do evento nasceu com a proposta de reverberar a história construída musicalmente por muitas mãos e vozes, através de importantes referências musicais que se destacam no Nordeste, no Brasil e em muitos outros países.

Com esse intuito, em 2008, foi realizada sua primeira edição homenageando o Rei do Baião Luiz Gonzaga. Para os doutores Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso “o Troféu Gonzagão é a evocação de uma cultura que tem como bandeira o forró e que se constitui, também, como uma forma de exaltar as brilhantes expressões artístico-culturais do nosso país”.

Além da promoção da cultura, a realização do Troféu Gonzagão propicia a divulgação e exposição de grandes marcas gerando negócios entre os próprios empresários, artistas e público em geral, além de possibilitar networking e, o mais importante, a prospecção de novos negócios através de contratação de shows entre empresários musicais, donos de casa de shows e artistas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *