sábado, novembro 28, 2020
Home Política Sindicatos e profissionais de saúde debatem sobre melhorias para área

Sindicatos e profissionais de saúde debatem sobre melhorias para área

Retomar a mesa permanente de negociações e melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde estão entre as reivindicações contidas em um relatório preliminar, elaborado durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O debate, proposto pelo vereador Marcos Henriques (PT), tratou sobre o funcionamento de políticas públicas da área e a situação dos servidores.

No relatório, ainda constam outras reivindicações, como a formação de um fórum de discussões sobre possíveis adequações a serem feitas no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos profissionais da saúde do Município, que tramita no Poder Legislativo Municipal; a segurança nas unidades de saúde de João Pessoa; e a inclusão dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias no PCCR.

Presidida por Marcos Henriques, a mesa também foi composta pelos vereadores Leo Bezerra (PSB) e Milanez Neto (PTB), líder do Governo na Casa; pela presidente do Sindicato dos Odontologistas da Paraíba (Sindodonto), Joana Batista Lopes; pela representante da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-PB), Kalina Cícero; pela presidente do Sindicato dos Agentes de Endemias, Célia Marques; pela presidente do Sindicato das Enfermeiras, Milca Rodrigues; pelo presidente da Associação Metropolitana do Servidor da Saúde (Amess), Alleuson Dênis; pelo presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindacs-PB), Marcelo Piraiba; pelo primeiro secretário do Conselho Regional de Medicina (CRM), Jocemir Paulino; e pelo representante do Coletivo de Enfermagem Ana Nery, Edson Gomes. A audiência contou ainda com a presença de profissionais de saúde de várias categorias e do vereador Humberto Pontes (Avante).

Na tribuna, o vereador Marcos Henriques deixou claro que a audiência era suprapartidária e de interesse de todos os parlamentares que estavam preocupados com a saúde do Município. Ele cobrou da Gestão Municipal a reabertura do diálogo para tratar de questões importantes dos profissionais de saúde, e criticou a qualidade dos serviços prestados em algumas unidades de saúde e hospitais públicos.

Segundo o petista, é preciso que os trabalhadores e trabalhadoras se mobilizem para conquistar suas reivindicações e direitos. “Eu coloco meu mandato à disposição para construir, com todas as categorias, emendas ao PCCR que está na Casa”, acrescentou.

O vereador Leo Bezerra sugeriu a instalação de uma comissão para tentar se reunir com o prefeito Luciano Cartaxo (PV). O socialista lembrou que vem ocupando a tribuna, corriqueiramente, para cobrar da Administração Municipal um atendimento de saúde de qualidade e melhorias nas condições de trabalho dos servidores da área.

Já o líder da situação, Milanez Neto, destacou os avanços obtidos pela Gestão Municipal, como a construção de mais três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); reforma e construção de 29 Unidades de Saúde da Família (USFs); e a contratação de 1.500 novos servidores para a saúde. Milanez admitiu, entretanto, que muita coisa ainda precisa melhorar.

Entre os sindicalistas que falaram na tribuna, destaque para a representante da ABEN-PB, Kalina Cícero, que cobrou mais capacitação profissional para os enfermeiros; a presidente do Sindodonto, Joana Batista, que reclamou da falta de infraestrutura de alguns gabinetes odontológicos em USFs; o presidente do Sindacs, Marcelo Piraiba, que cobrou a participação da categoria no PCCR que tramita na CMJP; e Edson Gomes, do Coletivo Ana Nery, que denunciou a falta de segurança em unidades de saúde do Município.

No final da audiência, os vereadores Marcos Henriques e Milanez Neto propuseram que as categorias se reúnam para definir uma pauta de reivindicações, até a próxima semana, para ser entregue ao prefeito Luciano Cartaxo, em audiência.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

ALPB suspende atividades presenciais após aumento de casos de Covid-19

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) suspendeu temporariamente as atividades administrativas presenciais após o registro de aumento do número de casos de...

Alerta para a ação de falsos fiscais agindo contra comerciantes

O Procon Campina Grande recebeu uma grave denúncia sobre a existência de pessoas que estão se passando por fiscais do órgão municipal....

Programa Minha Árvore prossegue nas ruas da cidade

"Minha Árvore" é o Programa Sustentável de Educação Ambiental da Prefeitura de Campina Grande, executado por meio da Secretaria Municipal de Serviços...

Aprovado projeto de Márcio que cria o Programa de Prevenção à Exploração Sexual Infanto-Juvenil

O Poder Legislativo de Campina Grande aprovou o projeto de lei número 269, de autoria do vereador Márcio Melo Rodrigues (DC), que...

Recent Comments

John Doe on TieLabs White T-shirt