sexta-feira, dezembro 4, 2020
Home Cidades Deputados debatem apoio às atividades do Napoleão Laureano

Deputados debatem apoio às atividades do Napoleão Laureano

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou audiência pública para debater formas de apoios e ações para a manutenção do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, em razão das dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição de saúde, que é referência no tratamento do câncer no estado.

A audiência, de iniciativa da Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da ALPB, tratou com autoridades médicas da Paraíba e profissionais de saúde do hospital possíveis alternativas para solucionar os problemas financeiros do Laureano.

O deputado Ricardo Barbosa (PSB), autor da propositura, ressaltou que é fundamental angariar recursos para a continuidade dos serviços do hospital. “O Hospital Laureano é um dos maiores patrimônios da saúde pública do nosso estado, com esse viés de especificidade no tratamento do câncer, que é uma das enfermidades que mais matam aqui, na Paraíba, no Brasil e no mundo. Agora, o hospital clama por socorro. Hoje, só para se ter uma ideia, tem uma fila de quase 1.800 portadores de câncer à espera de uma vaga no Laureano”, lamentou.

“Então, se a gente não encontrar com o Governo do Estado, o Governo Federal, a população, autoridades, a classe política como um todo e esta Casa mecanismos para ajudarmos a salvar o Laureano, muito provavelmente teremos um recrudescimento dessa crise e muitas vidas serão ceifadas por falta de atendimento naquele grande hospital”, complementou.

Para o deputado Dr. Érico (PPS), que é presidente da Comissão de Saúde, a instituição é de extrema importância para a Paraíba e precisa de atenção especial. “O Laureano é um hospital especializado em oncologia e tem prestado serviços que são indispensáveis, principalmente no tratamento do câncer. Então, precisamos ter uma olhar diferenciado, porque tem uma importância por ser uma referência”, declarou.

O deputado Branco Mendes (Podemos) destacou que a mobilização da sociedade pode ajudar o custeio das despesas do hospital. “Nós só temos que fazer essa corrente do bem e pedir à sociedade e aos grande empresários, que olhem com carinho para que aquela instituição permaneça funcionando em serviço da população, porque, na realidade, eu costumo dizer sempre: não tem um município no estado da Paraíba que não encaminhe seus pacientes com câncer para o Hospital Napoleão Laureano”, disse.

De acordo com o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Carneiro Arnaud, o apoio dos deputados é importante e afirmou que a iniciativa do Parlamento pode incentivar autoridades do estado a tomar conhecimento da gravidade da situação do hospital.“Nosso equipamento é o melhor no estado e temos uma larga equipe de profissionais ligados à saúde prestando serviço aos pacientes. Porém, nós compramos, por mês, um milhão de reais em medicamentos de quimioterapia e 92% dos pacientes vêm do SUS. Então, nós temos dificuldades financeiras, precisamos de mais recursos para comprar mais medicamentos e apoio para que o hospital funcione cada dia melhor”, afirmou.

Já o chefe da Física Médica do setor de Radioterapia do Laureano, José Marques, ressaltou que a falta de recursos impede o atendimento da crescente demanda do hospital. “Atualmente, há uma procura muito grande, um problema de teto financeiro e muitos problemas localizados. A Paraíba, hoje, tem cinco serviços de oncologia credenciados pelo Ministério da Saúde e quatro deles, os mais antigos, precisam de uma melhor atenção, porque tem demanda reprimida. Não há como justificar um estado com o tamanho da Paraíba, com uma estrutura, do tamanho que a gente tem, ter gente querendo se tratar, ter a instituição e não ter tratamento”, concluiu.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Novo serviço facilita a contestação do cancelamento do Auxílio Emergencial

Novo módulo tecnológico para contestação do cancelamento do Auxílio Emergencial e da extensão do benefício foi disponibilizado no portal de Consultas da...

R$ 5 milhões para apoiar a inserção de pesquisadores em empresas incubadas

OMinistério da Ciência, Tecnologia e Inovações lançou, nesta terça-feira (24), chamada pública de R$ 5 milhões para apoiar a inserção de pesquisadores...

Campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti

Um chamado para que a população participe do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, foi feito nesta terça-feira...

Classificação de risco de atividades sujeitas à vigilância sanitária é publicada

Simplificar as normas e o processo de registro e legalização de empresas no Brasil. Mais um passo foi dado nesse sentido, com...

Recent Comments

John Doe on TieLabs White T-shirt