quarta-feira, novembro 25, 2020
Início Política CMCG instala Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher

CMCG instala Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher

CMCG realiza sessão especial alusiva ao Dia da Mulher e instala Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher

A Câmara Municipal de Campina Grande realizou nesta terça-feira (12) sessão especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado oficialmente no dia 8 de março em vários países. A sessão foi uma iniciativa conjunta da presidente da Casa, vereadora Ivonete Ludgério (PSD), da vereadora Pâmela Vital (MDB) e do vereador João Dantas (PSD) que compõem a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres instituída durante a ocasião.

A principal palestrante da manhã foi a Delegada Titular da Delegacia da Mulher de Campina Grande, Maíra Roberta Mendes Brito Araújo, que destacou na sua fala o sofrimento enfrentado pelas mulheres e que os números da violência são altos e não param de crescer. “A violência doméstica é antiga e está escondida. Há apenas há 13 anos a violência contra as mulheres criminalizada no Brasil e a sociedade, infelizmente, é tolerante com a questão”, disse Maíra. Em outra parte da sua fala ela enfatizou que o feminicídio está banalizado e que na maioria da vezes a culpa é direcionada a vítima, e ainda que a violência doméstica é democrática, pois, está em todos os níveis e tipos de lares.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres é um projeto de resolução de autoria da presidente Ivonete Ludgério, que na ocasião, se utilizou da figura de uma borboleta, que é também a marca da Frente Parlamentar, como analogia dos desafios, lutas e conquistas da classe feminina. “A partir da agora, vamos realizar um trabalho aqui na Câmara, com o apoio dos homens, para lutar pelo aumento da participação feminina na política, além da cota de 30 por cento nas coligações e contra uso de candidaturas fantasmas e também contra os absurdos que acontecem no cotidiano das mulheres que são cada vez mais vítimas de violências descabidas e muitas vezes sem punição”, frisou a vereadora.

A Secretaria de Educação de Campina Grande, Iolanda Barbosa, disse que todas as mulheres presentes à sessão, representam outras mulheres e que as mulheres estão representadas em muitas instâncias da sociedade, como na Justiça, nos órgãos de controle social e nos setores públicos.

Já o vereador João Dantas parabenizou a vereadora Ivonete Ludgério pela iniciativa da sessão e uso da analogia da borboleta que se renova, se embeleza e dá novos voos na busca pela autonomia feminina. “A mulher continua sendo segregada em seus direitos, não é respeitada na rua, em casa, no trabalho, apesar de mais capaz em muitas situações do que muitos homens”, enfatizou João Dantas.

A vereadora Pâmela Vital, integrante da Frente Parlamentar, disse que o objetivo é dialogar mais com a sociedade e que infelizmente a violência contra a mulher continua crescendo. “A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres vai mostrar muitos espaços ainda não conhecidos nessa luta e junto com uma reciprocidade com os homens, que também defendem esta Frente, na busca pela valorização de direitos já garantidos pela Constituição e pela Lei Maria da Penha”, defendeu a vereadora.

A sessão especial também contou ainda com a oferta de serviços de saúde, como a aferição de pressão e exames glicemia capilar e com um coquetel oferecido aos presentes no Salão Nobre da Câmara.

Dirp./CMCG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Saúde incorpora remédio para o tratamento da esclerose ao SUS

Os pacientes que sofrem de esclerose múltipla ganham mais um aliado no combate à doença. O Ministério da Saúde ampliou o uso...

Papai Noel dos Correios será digital este ano

ONatal se aproxima e, com a chegada dele, também tem início uma das campanhas de solidariedade mais queridas do Brasil: o Papai...

Aplicativo facilitará a declaração da água utilizada

Para simplificar a vida dos usuários de recursos hídricos na hora de declarar o volume de água que utilizam, a Agência Nacional...

Expansão do Bolsa Família beneficiará cerca de 3 milhões de pessoas

O Banco Mundial aprovou empréstimo de R$ 5,73 bilhões para ajudar a garantir a expansão do Programa Bolsa Família. A medida integra...

Recent Comments

John Doe on TieLabs White T-shirt