sábado, novembro 28, 2020
Home Política ALPB debate produção sustentável e agricultura livre de agrotóxico

ALPB debate produção sustentável e agricultura livre de agrotóxico

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através da Frente Parlamentar da Água e Agricultura Familiar, realizou Audiência Pública, na manhã deste sábado (09), na Câmara de Vereadores de Cajazeiras, para discutir o novo modelo de agricultura familiar no Sertão paraibano, com foco em uma política pública de produção sustentável e livre de agrotóxico.

O evento foi comandado pelo deputado Jeová Campos (presidente Frente Parlamentar da Água da ALPB) e contou com a presença do secretário estadual da Agricultura Familiar, Luiz Couto; de prefeitos; vereadores; representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, de associações comunitárias, de setores produtivos de vários municípios do Sertão paraibano; entre outros representantes da sociedade civil organizada.

Jeová Campos destacou que a Assembleia Legislativa entende ser extremamente importante investir e avançar neste segmento importante de produção do Estado, que o setor da agricultura familiar. O deputado lembrou que a ALPB já realizou esse debate em Mamanguape e irá fazer também em Pombal, Catolé do Rocha e Sousa.

“Assim iremos construir um projeto que dê um tratamento diferente ao setor. Viver no campo é mais difícil de que morar nas cidades, quando se tem uma profissão definida. Então, é preciso a gente garantir a permanência do homem no campo, mas permitindo que ele tenha novas culturas, novas técnicas de trabalho, mais acesso ao crédito e ao Empreender para a agricultura familiar”, declarou.

O deputado ainda enfatizou a importância do debate para incentivar o cultivo livre de agrotóxicos, que tanto tem causado mal a população. “Hoje a pessoas estão tendo muitos problemas de saúde decorrente do uso agrotóxicos. Portanto, a agricultura familiar é a porta de entrada para esse tempo novo. Esse encontro em Cajazeiras é o coroamento do trabalho que fizemos essa semana, a exemplo da Caravana que fizemos para inspecionar as obras do Eixo Norte do projeto de Transposição de águas do Rio São Francisco”, completou.

Durante a reunião, o secretário Luiz Couto anunciou investimentos para a produção agroecológica, com incentivos ao cultivo da cultura do algodão, a produção de energias renováveis, a caprinoovinocultura no semiárido; e ações de Educação no campo. Ele inclusive destacou investimentos para o projeto Cooperar no valor de 50 milhões de dólares, além da criação do Empreender da Agricultura Familiar do Estado. O secretário também destacou o apoio e contribuição que a Assembleia Legislativa e os deputados têm dado ao trabalho de sua pasta.

“O projeto Cooperar vai atender 222 municípios, exceto a Capital. Já pedimos ao governador a criação do Empreender da Agricultura Familiar, para que o agricultor possa ter recursos e trabalhar na perspectiva de que possa ajudar a melhorar a produção. O nosso trabalho tem sido o de visitar cada território, conversando com os agricultores e recebendo propostas para buscar melhorias”, disse Luiz Couto.

O ambientalista e ex-secretário de Agricultura de Cajazeiras, José Maria Gurgel, participou do debate e considerou fantástica a iniciativa do Poder Legislativo. “A discussão aponta, dentro da perspectiva da agricultura familiar, um programa de ações sustentáveis para o desenvolvimento sustentável no campo alimentar, defesa do meio ambiente, que traz mais qualidade de vida para a população do semiárido paraibano”, comentou.

O presidente da Associação Comunitária de Cacimba Nova, João Costa, também parabenizou a Assembleia e o deputado Jeová Campos pela iniciativa. “Sabemos que o Nordeste tem solução e que para ter melhorias só depende do Governo. Essas ações realizadas pelo Governo da Paraíba fez com que conseguíssemos mudanças exitosas no estado, que melhoraram a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

Já a presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus, Maria das Graças Lopes, destacou a necessidade de apoio e assistência das autoridades aos pequenos produtores rurais. “Esse debate abriu mais os nossos olhos e saímos daqui satisfeito de que podemos sim lutar por melhoras”, elogiou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Coronavírus: Eventos estão liberados

O secretário municipal de  saúde de Campina Grande, Filipe Reul, garantiu que a realização de eventos continua liberada na cidade, desde que...

Bruno revela o dia do anúncio da equipe de transição

O prefeito eleito Bruno Cunha Lima (PSD),  de Campina Grande, concedeu entrevista ao Programa Ideia Livre, da TV Itararé. Na sabatina feita...

ALPB suspende atividades presenciais após aumento de casos de Covid-19

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) suspendeu temporariamente as atividades administrativas presenciais após o registro de aumento do número de casos de...

Alerta para a ação de falsos fiscais agindo contra comerciantes

O Procon Campina Grande recebeu uma grave denúncia sobre a existência de pessoas que estão se passando por fiscais do órgão municipal....

Recent Comments

John Doe on TieLabs White T-shirt