sábado, dezembro 5, 2020
Home Saúde UPAs realizam mais de 150 mil atendimentos

UPAs realizam mais de 150 mil atendimentos

As duas Unidades de Pronto Atendimento de Campina Grande realizaram juntas 152.597 atendimentos durante o ano de 2018. Na UPA Doutor Raimundo Maia de Oliveira, do Alto Branco, foram 82.260 procedimentos e 70.337 na UPA Adhemar Dantas, do bairro Dinamérica.

O levantamento da Secretaria de Saúde revela dados positivos para a saúde pública municipal. A UPA do bairro Dinamérica foi inaugurada em novembro de 2017. Até este período funcionava apenas a unidade do Alto Branco. Em 2016, a unidade realizou 116 mil atendimentos, em 2017, com apenas dois meses de funcionamento da nova UPA, o número de atendimentos caiu para 102 mil e, agora em 2018, o balanço é de pouco mais de 80 mil.

“Isso mostra que a nova UPA desafogou a UPA do Alto Branco, que agora consegue prestar um serviço de melhor qualidade. Além disso, a capacidade de atendimento foi ampliada, já que antes eram 116 mil atendimentos por ano em só uma UPA e agora somando as duas são mais de 150 mil procedimentos”, avaliou a Secretária de Saúde, Luzia Pinto.

Na UPA Dr. Maia o maior número de procedimentos foi em clínica médica (46.762), seguido dos atendimentos em ortopedia (20.193) e pediatria (5.733). O restante foi de outros procedimentos diversos. Na UPA Adhemar Dantas, a grande maioria dos serviços foi em clínica médica (61.553).

A UPA 24h do Alto Branco é de porte III, tem seis médicos durante o dia e três médicos à noite, sendo clínicos gerais, ortopedista e pediatra. São mais de 50 funcionários, 19 leitos da ala amarela, 5 da ala vermelha e 2 de isolamento, sala de classificação de risco, farmácia, sala de raio-x, sala de imobilização e sutura, laboratório, e o serviço de telemedicina para consultas especializadas e exames de eletrocardiograma.

A UPA Dinamérica é de porte II, tem onze leitos de observação, três leitos de ala vermelha, e mais dois leitos extras para casos de urgência, tem sala para inalação e consultórios, 16 poltronas de medicação, sala de raio-x e eletrocardiograma. A unidade funciona com 3 médicos clínicos em cada turno.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Novo serviço facilita a contestação do cancelamento do Auxílio Emergencial

Novo módulo tecnológico para contestação do cancelamento do Auxílio Emergencial e da extensão do benefício foi disponibilizado no portal de Consultas da...

R$ 5 milhões para apoiar a inserção de pesquisadores em empresas incubadas

OMinistério da Ciência, Tecnologia e Inovações lançou, nesta terça-feira (24), chamada pública de R$ 5 milhões para apoiar a inserção de pesquisadores...

Campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti

Um chamado para que a população participe do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, foi feito nesta terça-feira...

Classificação de risco de atividades sujeitas à vigilância sanitária é publicada

Simplificar as normas e o processo de registro e legalização de empresas no Brasil. Mais um passo foi dado nesse sentido, com...

Recent Comments

John Doe on TieLabs White T-shirt