sexta-feira, novembro 27, 2020
Home Política Márcio aplaude Governo Federal em centralizar em Campina Grande experiências com dessanilização

Márcio aplaude Governo Federal em centralizar em Campina Grande experiências com dessanilização

O vereador Márcio Melo Rodrigues disse que é da maior importância o atendimento do pleito da sociedade campinense em contar com projetos do Governo Federal para a dessalinização de águas, criando novas opções para a população nordestina.

Ressalta que a iniciativa do Governo Federal em implantar sistemas de dessanilização inicialmente em Campina Grande “é o reconhecimento da competência e da experiência de técnicos capacitados que aqui são formados pelas universidades e fazem parte de instituições do porte da Universidade Federal de Campina Grande, da Universidade Estadual da Paraíba, do Instituto Nacional do Semiárido e de todo um corpo pensante que aqui desenvolve as suas atividades”.

Campina Grande vai ganhar o Centro de Testes de Tecnologia de Dessalinização, que analisará se o sistema avançado desenvolvido em Israel, no Oriente Médio, é aplicável no Nordeste. O centro funcionará, de acordo com o governo federal, no Instituto do Semiárido (Insa), localizado nos sítios Lucas e Salgadinho, zona rural de Campina.

Márcio reafirmou que defende a união das forças políticas, empresariais, comerciais, sociais e governamentais para que o presidente Jair Bolsonaro, instale em Campina Grande vários projetos que está pretendendo implantar no Nordeste, como forma de convivência com a seca e aqui desenvolva outras ações pertinentes em estudo pelo Governo.

Bolsonaro disse “que estudamos junto ao Embaixador de Israel e empresa especializada a testarem tecnologia que produz água a partir da unidade do ar em escolas e hospitais da região. Poderemos, inclusive, negociar a instalação de fábrica no Nordeste para venda desses equipamentos no nosso mercado”.

O parlamentar ressalta que já funciona em Campina Grande o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) que é uma unidade de pesquisa integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com enfoque no Semiárido brasileiro. Como uma instituição federal de pesquisa, articula, realiza, promove e divulga ciência, tecnologia e inovação como patrimônios universais para o bem da sociedade e, particularmente, do Semiárido brasileiro.

O presidente afirmou que pretende construir instalação piloto no Nordeste para retirar, dessalinizar, armazenar e distribuir água salobra de poços. Jair Bolsonaro disse que fará parcerias com Israel para beneficiar o Nordeste com projetos de dessalinização de água. Por meio de seu perfil no Twitter, Bolsonaro afirmou que o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, visitou instalações de dessalinização, plantações e o escritório de patentes no país do Oriente Médio.

“Pretendemos ainda construir instalação piloto para retirar água salobra de poço, dessalinizar, armazenar e distribuir para agricultura familiar, estendendo o projeto para mais localidades após testes e reajustes”, escreveu.

Israel é um dos pioneiros na utilização da técnica de dessalinização. A água do mar, de aquíferos e até de esgoto são submetidas ao processo de dessalinização, o que as tornam potáveis e, portanto, próprias para o consumo. Em usinas, a água salobra passa por membranas que ficam dentro de tubos. O objetivo é reter o sal e funcionar como uma espécie de filtro. Depois de concluído o processo, a água concentrada volta para o mar e a outra é tratada e abastece a população.

A dessalinização de água é muito utilizada em regiões onde a água doce é escassa ou de difícil acesso, como no Oriente Médio, na Austrália e no Caribe, em navios transatlânticos e submarinos. A água doce obtida é utilizada para consumo humano ou irrigação. Algumas vezes o processo produz sal de cozinha como subproduto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

OAB celebra 90 anos em sessão histórica do Conselho Pleno

O Conselho Pleno da OAB Nacional se reuniu para celebrar o aniversário de 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, homenagear...

Bruno diz que dará sequência administrativa à gestão de Romero,

O prefeito eleito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), concedeu entrevista ao Programa “A Hora do Povo”, da TV Borborema. Além...

Câmara de João Pessoa divulga calendário da LOA 2021

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai debater em 1º de dezembro, com os gestores municipais, o projeto da Lei Orçamentária Anual...

Organizações apresentam plano de implementação do Projeto Integrar

O Tribunal de Contas da União (TCU), a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Comitê Técnico da Educação do Instituto...

Recent Comments

John Doe on TieLabs White T-shirt