sexta-feira, novembro 27, 2020
Home Manchetes UFPB realiza mudanças nas políticas de governança e gestão de riscos

UFPB realiza mudanças nas políticas de governança e gestão de riscos

Em auditoria, o Tribunal detectou irregularidades como a ausência de mapeamento de riscos e falta de formalização e de padronização de atividades de controle interno

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu do Tribunal de Contas da União (TCU) determinações para estabelecer um cronograma de reuniões ordinárias e os critérios para a convocação de reuniões extraordinárias do Comitê de Governança, Controle Interno e Gestão de Riscos, além de aprovar a política de gestão de riscos, entre outras determinações e recomendações, mudanças as quais a universidade já está realizando.

Embora o TCU tenha identificado algumas ações em andamento sobre gestão de riscos, a auditoria verificou a não atuação do comitê; ausência de mapeamento de riscos; não formalização e padronização de atividades de controle interno; não implantação de política de gestão de riscos e falhas nos documentos de sua elaboração.

Apesar de determinação contida em acórdão de 2013 (3.312/2013-Plenário), o regimento interno da UFPB também não tinha sido alterado para posicionar melhor a unidade de auditoria interna. Nesse aspecto, constatou-se a indisponibilidade de perfil de acesso exclusivo dos auditores aos sistemas internos da UFPB, insuficiência de pessoal e ausência de política de capacitação.

Processos licitatórios

Com relação aos procedimentos licitatórios, foi constatado que a universidade não publicava todos os dados de licitações e contratos exigidos no Guia de Transparência Ativa para Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal.

Foram identificados ainda:

  • não elaboração de plano anual integrado de aquisições;
  • não utilização do documento de oficialização da demanda;
  • ausência de estudos técnicos preliminares para levantar os quantitativos dos serviços a serem terceirizados;
  • não estabelecimento dos requisitos de qualidade do serviço;
  • ausência de segregação de função nas etapas de planejamento, fiscalização contratual e recebimentos provisório e definitivo;
  • ausência de penalidades para desconformidades dos serviços prestados, de acordo com faixas de tolerância previamente determinadas;
  • não fixação de critérios de aceitabilidade dos preços unitários e de valores máximos no edital e termo de referência;
  • não realização de reunião de inicialização do contrato;
  • e deficiência na fiscalização técnica e administrativa dos serviços contratados.

Combate ao desperdício e à fraude

O objetivo da auditoria foi verificar se a universidade possuía mecanismos de gestão de riscos que contribuíssem para a boa governança e gestão das aquisições, a fim de evitar desperdícios de recursos públicos e mitigar possível erro, fraude e corrupção.

O trabalho analisou a adoção de arranjos institucionais necessários, além da legalidade e da legitimidade do gasto público, com a criação da cultura por mais eficiência nos processos administrativos internos e por mecanismos para mitigar riscos no processo de compra pública.

Diante das constatações da auditoria, o TCU fixou prazo para a UFPB enviar plano de ações para implantar políticas de governança, gestão de riscos e controle; instituir atividades de controle interno formalmente regulamentadas; garantir eficiência, economicidade e eficácia nas contratações da UFPB; e adequar a estrutura e funcionamento da auditoria interna.

Em seu relatório, o ministro Walton Alencar Rodrigues comenta que “a existência de arranjos institucionais, com efetiva estruturação e funcionamento das gestões da ética e de riscos, adequada transparência de procedimentos e atuação consistente da auditoria interna, é de primordial importância para combater o desperdício dos escassos recursos públicos, bem como a ocorrência de fraude e corrupção. Os procedimentos de compras devem observar os normativos vigentes e serem continuamente aperfeiçoados para a boa gestão dos recursos públicos”.

Serviço:

Leia a íntegra da decisão:  Acórdão 1223/2018 – Plenário

Processo: TC 017.214/2017-3

TCU

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

OAB celebra 90 anos em sessão histórica do Conselho Pleno

O Conselho Pleno da OAB Nacional se reuniu para celebrar o aniversário de 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, homenagear...

Bruno diz que dará sequência administrativa à gestão de Romero,

O prefeito eleito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), concedeu entrevista ao Programa “A Hora do Povo”, da TV Borborema. Além...

Câmara de João Pessoa divulga calendário da LOA 2021

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai debater em 1º de dezembro, com os gestores municipais, o projeto da Lei Orçamentária Anual...

Organizações apresentam plano de implementação do Projeto Integrar

O Tribunal de Contas da União (TCU), a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Comitê Técnico da Educação do Instituto...

Recent Comments

John Doe on TieLabs White T-shirt