Campina será piloto na utilização de software de gestão em bibliotecas

A nova biblioteca do campus Campina Grande, Zé da Luz, está passando por uma mudança em seu sistema de automoção, que agora utilizará o software Koha de gestão de biblioteca. Para entrar em funcionamento total, os serviços de empréstimos e renovações de livros para estudantes e funcionários no sistema anterior serão encerrados no próximo dia 27 de abril, com data de devolução em 12 de maio.

De acordo com a coordenadora da biblioteca, Eliziana Sousa, o Koha modernizará ainda mais as atividades da biblioteca, pois possibilitará aos usuários fazer suas renovações, reservas e consultas ao acervo dentro e fora da instituição através da internet com login e senha. “Para as atividades de gestão do acervo da biblioteca o sistema oferecerá uma maior segurança, economia de tempo dos seus usuários uma vez que o mesmo será integrado com os demais campi do IFPB”, explica.

O campus Campina Grande será piloto na utilização do sistema Koha. Nesse processo, o banco de dados com os registros do acervo da Biblioteca Poeta Zé da Luz foi extraído do Gnuteca (sistema antigo) e implantado no sistema Koha, dessa forma desde o dia 12 de abril de 2016 nenhum título ou exemplar foi adicionado ao Gnuteca. “Estávamos em processo de inserção de quase 10 mil exemplares já existentes no acervo para o novo sistema. A este processo, adiciona-se a operacionalização e aprendizado do sistema, o que inevitavelmente gera um processo de adaptação às novas funcionalidades”, conclui.

Veja abaixo o cronograma completo:

Evento

Data

Último dia para empréstimos e renovações no sistema Gnuteca.

 27 de abril – 2017.

Ultima dia para devolução livros no Gnuteca SOB PENA DE MULTA.

 12 de maio

Início de empréstimos no sistema KOHA.

 15 de maio – 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *